Notícias

Home > Notícias

Aplicativo de Tele-Estomatologia amplia diagnóstico de lesões orais no SUS por meio de parceria entre UNIFAL-MG e UFPB

A ferramenta faz parte das ações de extensão da Universidade

  • Comunicação
Profissional relatando um caso clínico no aplicativo Tele-Estomatologia. (Foto: arquivo pessoal)

Em 2022, a UNIFAL-MG firmou parceria com a UFPB para colaborar no uso do aplicativo Tele-Estomatologia, desenvolvido pelos professores Paulo Bonan e Edson Lucenado, do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPB, pela plataforma Google Glide. O aplicativo objetiva auxiliar cirurgiões-dentistas, principalmente da atenção primária em saúde do SUS, no diagnóstico de lesões orais.

O uso do aplicativo foi difundido para mais de catorze estados do país por meio da parceria com a Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB) do Ministério da Saúde e com o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) – Tele-Estomatologia no SUS: Apoio Diagnóstico, Educação em Saúde e Rastreio de Lesões Bucais por meio de Tecnologias Digitais da UNIFAL-MG. Coordenado pelo professor Leonardo Amaral dos Reis, da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, o PET auxilia na ampliação da ferramenta no município de Alfenas/MG. 

“Esse recurso tem se mostrado de alta relevância no diagnóstico de diversas lesões orais, incluindo as malignas como o câncer de boca, no qual sabe-se que o diagnóstico precoce é de extrema relevância para o melhor prognóstico e tratamento dessa doença”, afirma Vitória Nogueira, estudante do curso de Odontologia e bolsista do PET-Telestomatologia no SUS da UNIFAL-MG.

A graduanda explica que o resultado ocorre por meio da teleconsultoria, que se caracteriza pela troca de informações entre os profissionais com o intuito de esclarecer dúvidas e aprimorar a qualidade do cuidado prestado à população.

O aplicativo permite o envio estruturado de dados clínicos, como anamnese, documentação fotográfica e resultados de exames por profissionais da atenção primária em saúde. “Os casos são avaliados por especialistas treinados que fornecem hipóteses de diagnóstico e orientações de tratamento”, salienta a discente.

A estudante evidencia que a plataforma representa um avanço significativo no suporte à prática clínica do cirurgião-dentista, ao oferecer uma assistência especializada rápida e elevar a precisão diagnóstica e a segurança na conduta clínica de lesões orais. “Sua principal importância reside em fornecer acesso direto a especialistas, como estomatologistas e patologistas. Isso é crucial, especialmente para profissionais que atuam em regiões com acesso limitado a centros de referência”, declara.

Ela complementa que essa consultoria permite obter uma segunda opinião qualificada, o que otimiza o tempo de espera do paciente e melhora a precisão diagnóstica. A avaliação especializada reduz a margem de erro em casos mais complexos ou raros, garantindo um diagnóstico mais correto e, consequentemente, um planejamento de tratamento mais eficaz.

Além do diagnóstico, o aplicativo oferece auxílio na conduta clínica. “Os consultores não se limitam a identificar a lesão, mas também orientam o dentista sobre os próximos passos mais adequados, seja a realização de uma biópsia, a solicitação de exames complementares, a definição do tratamento imediato ou o encaminhamento, assegurando que a abordagem seja a mais apropriada para a patologia detectada”, explica Vitória Nogueira.

A discente aponta que a descrição das lesões são enviadas de forma detalhada pelo cirurgião-dentista no aplicativo e direcionadas aos teleconsultores, que são especialistas na área de estomatologia. “Os teleconsultores avaliam os dados e fazem um relatório sobre os possíveis diagnósticos para aquela lesão e quais as condutas devem ser tomadas, direcionando então o profissional da atenção primária em saúde do SUS sobre quais as medidas necessárias”, finaliza.

Os especialistas, em Minas Gerais, podem ter acesso ao aplicativo por meio do link. Em outros estados, a ferramenta pode ser encontrada por aqui.

VEJA TAMBÉM

Instituições de Ensino do Sul de Minas articulam rede de ciência, tecnologia e inovação

Estudo identifica narrativa com função literária e política contra a escravidão na obra ‘Os Escravos’, de Castro Alves

UNIFAL-MG aprova projeto de mais R$ 11 milhões para estudos sobre tratamento de agrotóxicos e de rejeitos da exploração de terras raras 

Estudo da UNIFAL-MG investiga percepção social sobre mineração de urânio em Caldas e propõe revisão de políticas ambientais

Egressos e docente do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG conquistam primeiro lugar no ADIA Lab Structural Break Challenge, premiação internacional em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

Pesquisa da UNIFAL‑MG em parceria com a USP revela metais tóxicos em brinquedos e alerta para riscos à saúde infantil

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.