Notícias

Home > Notícias

Com a instalação de novos elevadores, UNIFAL-MG avança na promoção de acessibilidade no campus sede

Estrutura facilita o acesso à Biblioteca Central, salas de aula e setores administrativos, e reforça o compromisso institucional com a inclusão e a igualdade de oportunidades

  • Comunicação
A obra inaugurada consiste em dois elevadores que ligam os cinco andares do Prédio “O”. (Foto: Dicom/UNIFALMG)

A UNIFAL-MG inaugurou dois novos elevadores no Prédio O, do Campus Sede. A nova estrutura, em operação desde o dia 15 de junho, amplia a autonomia e segurança de estudantes, servidores e visitantes, e melhora as condições de acesso aos diferentes espaços do prédio, especialmente à Biblioteca Central. Para marcar o início do funcionamento dos elevadores, a reitoria realizou um ato simbólico com a participação de membros da comunidade universitária. 

Além da biblioteca, com os dois novos elevadores os usuários conseguem acessar com mais facilidade e conforto o Núcleo de Acessibilidade, Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, salas de aula e as pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação. “Os novos elevadores representam um importante avanço para a nossa Universidade. Queremos dar continuidade às obras e iniciativas que valorizem a acessibilidade e promovam uma instituição cada vez mais inclusiva para todos”, destacou o reitor, Prof. Alessandro Antonio Costa Pereira.

Reitor Alessandro Antonio Costa Pereira
Marlom Cesar da Silva, chefe da Biblioteca Central.
Patrícia Conceição da Silva, diretora do Sibi.
Charles Lopes Guimarães, pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.
Paulo Roberto de Souza, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.
Claudia Gomes, pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Durante o ato de inauguração, a acessibilidade à Biblioteca Central foi apontada como um dos principais avanços proporcionados pela nova estrutura. Segundo o chefe da Biblioteca Central da UNIFAL-MG, Marlom Cesar da Silva, a obra representa uma conquista significativa para a comunidade acadêmica. “A construção do elevador é, para nós, um avanço significativo pela questão da acessibilidade à nossa Biblioteca Central. Agradeço pelo projeto e pelo empenho de todos os envolvidos nesta construção, que permitirá aos nossos estudantes maior acesso à pesquisa e aos serviços oferecidos pela Biblioteca”, afirmou.

A diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas, Patrícia Conceição da Silva, também ressaltou a importância da iniciativa. Para ela, a inauguração simboliza a concretização de esforços voltados à construção de ambientes mais acolhedores e acessíveis. “É motivo de grande satisfação ver, de forma efetiva, os espaços da Universidade se tornando cada vez mais acessíveis e acolhedores para toda a comunidade”.

A obra durou cerca de 15 meses e, segundo o engenheiro Charles Guimarães Lopes, pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, o resultado demonstra a evolução dos métodos de construção adotados pela Universidade e reforça o compromisso com a busca por soluções mais modernas e eficientes. “Para nós, esta é muito mais do que uma obra de engenharia. Trata-se de uma iniciativa que promove inclusão, respeito e melhores condições de acesso para toda a comunidade universitária, além de representar um importante avanço na modernização da infraestrutura da Universidade”, finalizou.

Além do elevador do Prédio “O”, a UNIFAL-MG está com obras em andamento e previstas em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Entre os empreendimentos estão a nova Clínica de Odontologia e o Laboratório de Pesquisas (Profatec), Ampliação da Rede Energia na Unidade Santa Clara; revitalização da fachada do Museu da Memória e Patrimônio; o elevador no Campus Varginha e o novo biotério, ambas aguardando disponibilidade orçamentária para sua continuidade. Para o campus Poços de Caldas, há previsão de construção de um prédio para abrigar o curso de engenharia civil.

VEJA TAMBÉM

Projeto da UNIFAL-MG aprovado pelo Ministério da Saúde vai atuar no enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas sobre a saúde em Alfenas

Modelo de IA acelera em 700 vezes a simulação de filtros ópticos para detectores de neutrinos que ajudam a estudar o universo

UNIFAL-MG realiza Oficina Sueli Carneiro no campus Sede, no dia 25/06

UNIFAL-MG abre inscrições para 2.289 vagas remanescentes no 2º semestre de 2026

Com apoio da UNIFAL-MG, Varginha lança Plano Local de Ação Climática para orientar adaptação do município às mudanças do clima

UNIFAL-MG abre inscrições para vagas remanescentes no Campus Varginha pelo SiSU+ 2026

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.