Convênio permitirá projetos conjuntos, especializações e mobilidade acadêmica entre as instituições
- Destaque
- 11:44

Mais um acordo de cooperação foi celebrado pela UNIFAL-MG para promover oportunidades de intercâmbio cultural e formação em áreas técnicas à comunidade universitária. Dessa vez, o acordo foi feito com a Universidade Rovuma (UniRovuma), instituição pública de ensino superior de Moçambique – país do continente africano.

O acordo foi formalizado durante reunião realizada no dia 16 de setembro, no Gabinete da Reitoria, da qual participou o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG; o professor Isaías Mutombo Mafavisse, docente da Faculdade de Geociências da UniRovuma; o professor Clibson Alves dos Santos, diretor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN); o professor Felipe Gomes Rubira; vice-coordenador do curso de Geografia (Licenciatura), e a técnica Stephanie Silva, diretora de Relações Interinstitucionais (DRI).
Na reunião, o professor Isaías Mafavisse fez uma breve apresentação da sua universidade e explicou se tratar de uma instituição criada em 2019, a partir da reestruturação da Universidade Pedagógica de Moçambique, e que agora enfrenta o desafio de se consolidar com foco em cursos técnicos. “A UniRovuma tem uma nova filosofia, voltada mais para cursos técnicos, como engenharias, geociências, ciências naturais. Há uma demanda para capacitar e especializar os nossos docentes, que antes eram formados para dar aulas, mas que agora precisam responder a esse novo desafio. A UNIFAL-MG tem bastante experiência nessas áreas, como mineração e engenharias, e pode nos ajudar a especializar professores, elaborar novos cursos e criar oportunidades de intercâmbio de estudantes e docentes”, enfatizou.

Além da formação técnica, o professor moçambicano revelou que a cooperação com a UNIFAL-MG contribuirá para aprimorar o ensino a distância (EaD) da UniRovuma. “Nós precisamos melhorar a gestão do EaD na nossa instituição. Já iniciamos contatos aqui e vimos que podemos cooperar na modernização do sistema, na gestão de matrículas, nos exames online e até nos layouts dos módulos. Pensamos que é possível avançar com cursos de especialização e até mesmo oferecer, em Moçambique, cursos da UNIFAL-MG, como o de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, que é de grande interesse para nós”, apontou.
Para o reitor, a parceria ultrapassa a criação de cursos conjuntos de formação técnica, visto que representa uma oportunidade de intercâmbio cultural. “O que importa é que nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer Moçambique, de conviver com colegas moçambicanos e ampliar sua percepção do mundo. Isso vale muito, porque forma cidadãos mais preparados e profissionais mais humanos”, observou o professor Sandro Cerveira.
O dirigente destacou ainda que a parceria permitirá à UNIFAL-MG formar profissionais mais preparados para um mundo diverso, ao vivenciarem a troca de saberes com estudantes africanos. “Essa experiência cultural, tanto para eles quanto para nós, vale o investimento e fortalece a internacionalização que queremos priorizar, sobretudo com países do Sul Global”, afirmou.
Aproximação entre as duas universidades

A aproximação entre as duas universidades surgiu durante a pandemia, entre os anos de 2021 e 2022, a partir de demandas ambientais enfrentadas por comunidades em Moçambique. A convite do colega da Geografia, o professor Marcio Abondanza Vitiello, o professor Clibson Santos ministrou um curso online para os professores da Universidade Rovuma sobre pequenas áreas degradadas resultantes da extração de argila por comunidades locais.
“Em 2024, retomamos o contato no âmbito dos editais de internacionalização da pós-graduação. Dentro da proposta do Programa de Pós-Graduação em Geografia, incluímos o professor Isaías nesse processo entre os perfis de professores que participaram daquele curso durante a pandemia, por ele ser da área de Geografia”, contextualizou.

Conforme o diretor do Instituto de Ciências da Natureza, a cooperação prevê continuidade em diferentes áreas. “A ideia é montar, em um período de seis anos, algumas especializações em parceria com a UniRovuma, voltadas à formação de professores e pesquisadores em áreas estratégicas. Também estamos discutindo possibilidades de colaboração em projetos de mestrado, pesquisas conjuntas e ações em geografia, ciências ambientais, engenharias e segurança alimentar”, comentou o professor Clibson Santos.

O professor ressaltou ainda que as colaborações internacionais vão além da produção acadêmica, uma vez que ampliam também o conhecimento cultural e humano. Segundo ele, a convivência entre estudantes e professores de diferentes países ajuda a compreender outras realidades e a repensar o papel da universidade para além das demandas locais. “Essas possibilidades de colaboração internacional são muito importantes porque expandem a nossa compreensão da vida em contextos muito distintos do nosso. Quando há contato direto com estudantes de graduação e pós-graduação, isso é fundamental para ampliar o entendimento de todo mundo. É estratégico não só do ponto de vista institucional, mas do ponto de vista humano, principalmente”, concluiu.
Além da reunião que formalizou o acordo, o cronograma de atividades do professor Isaías Mafavisse durante as duas semanas na UNIFAL-MG incluiu participação no 1º Simpósio Ambiental do Sul de Minas, reuniões com programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e Geografia, encontros com a equipe da Diretoria de Educação a Distância, uma agenda com o setor de sustentabilidade da Universidade, atividades de imersão em geoprocessamento e drones, além de visita ao assentamento de Campo do Meio para conhecer projetos de agricultura familiar e segurança alimentar.
Internacionalização em expansão

Este é o 45º instrumento internacional vigente na UNIFAL-MG e representa um passo significativo para a internacionalização da Universidade. “Esse acordo prevê uma série de possibilidades, em especial para os programas de pós-graduação em Geografia e em Ciências Ambientais, mas sabemos que outras áreas também poderão se beneficiar dessa cooperação”, salientou a diretora de Relações Interinstitucionais, Stephanie Silva.
Conforme a gestora, a Diretoria de Relações Interinstitucionais tem trabalhado junto a outras unidades institucionais como a Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação para fortalecer a internacionalização e formalizar parcerias internacionais que já existem.
Acesse aqui para conhecer as ações de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG