Notícias

Home > Notícias

Disciplina de Escrita Criativa do curso de Letras inspira publicação de livro com produção literária de estudantes

Volume ‘Foi o que saiu!’ reúne poemas e textos em prosa de 24 acadêmicos e pode ser acessado na página do projeto Letras para Todos

Montagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Canva Education)

Já está disponível na página do projeto Letras para Todos, o primeiro livro produzido por estudantes da disciplina Escrita Criativa, do curso de Letras, ministrado no segundo semestre de 2024 pelos professores Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho. A obra reúne poemas e textos em prosa de 24 estudantes, em uma amostra definida por Eloésio Paulo como “surpreendente em variedade e qualidade”.

Capa da coletânea. (Imagem: Reprodução)

A proposta da disciplina é oferecer aos discentes os fundamentos da criação literária e, paralelamente, a oportunidade de escrever seus próprios textos, em diálogo permanente com os docentes, ambos autores de diversos livros e estudiosos de teoria e história da literatura.

Brendha Thatiane Maia – discente do curso de Letras que organizou o volume. (Foto: Arquivo Pessoal)

Intitulado Foi o que saiu!, o volume é organizado pela discente Brendha Thatiane Maia, do bacharelado em Letras, que ao comentar a experiência na organização do livro compartilha: “[A tarefa] me possibilitou ver que eu não só consegui aprender o suficiente dentro das matérias de editoração, oferecidas pelo nosso curso [mas também] pensar em diferentes formas de transformar os textos soltos em um único conjunto e padronizar a diagramação e a tipografia.”

Outra acadêmica a participar da obra é Maisanara Fonseca da Silva, que já havia se aventurado na escrita literária, mas tinha deixado esse hábito de lado há algum tempo. Segundo ela, ao cursar a disciplina de Escrita Criativa, reencontrou o que ela chamou de um “grande e divertido desafio”. A experiência despertou novamente a “intrínseca necessidade de escrever, antes soterrada pela rotina veloz e automática, aperfeiçoando minha técnica”, conforme ela relata.

Maisanara Fonseca da Silva – discente do curso de Letras que participou da obra. (Foto: Arquivo Pessoal)

“[A disciplina] se tornou essencial para transcender a vida ‘fútil, cotidiana e tributável’, como diz Álvaro de Campos – um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa”, afirma.

Para Cecília Maria de Oliveira, também discente do bacharelado em Letras, a abordagem adotada pelos professores da disciplina causou surpresa, sobretudo porque no início acreditava que seria uma disciplina centrada em regras e normas. “Inicialmente imaginava uma disciplina com regras e normas e, no entanto, fui surpreendida pela proposta dos professores, de ter liberdade para criar, pois o óbvio já temos”, enfatiza.

Cecília Maria de Oliveira – discente do curso de Letras que também participou da coletânea. (Foto: Arquivo Pessoal)

Cecília Oliveira revela que sempre teve receio de escrever, mas o incentivo recebido no decorrer da disciplina contribuiu para uma mudança de postura. “Fui encorajada a criar diversas formas, sem restrições à imaginação e à linguagem”, comenta. Em referência ao poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade, a discente acrescenta que a experiência proporcionada “removeu as pedras” de seu caminho.

O volume Foi o que saiu! pode ser acessado neste link.

Sobre o projeto Letras para Todos

Letras para Todos é uma iniciativa coordenada pelos professores Rosângela Rodrigues Borges e Celso Ferrarezi Jr., do curso de Letras da UNIFAL-MG, cuja proposta é contribuir para a formação do profissional de Letras. O projeto iniciou-se como ação de extensão no ano de 2023 e foi estruturado em duas linhas: Formação Básica e Formação profissionalizante específica – que se subdivide em estudos linguísticos, estudos literários, produção acadêmica, editorial e legislativa.

Por meio de ações como cursos, oficinas, minicursos, palestras e eventos, que podem ser ou não vinculadas às disciplinas dos cursos de graduação em Letras, o projeto promove espaços para o protagonismo de estudantes e da comunidade, de modo a estabelecer maior interação dialógica e produção de conhecimentos.

Todos os materiais produzidos pelos acadêmicos dos cursos de Letras são disponibilizados no site Letras para Todos. Visite aqui.

VEJA TAMBÉM

Compostos naturais da soja apresentam efeitos benéficos para doença muscular genética, aponta estudo

Coletânea de e-books organizada por professores e estudantes da UNIFAL-MG apresenta recursos educacionais abertos para transformar o ensino

Pesquisa da UNIFAL‑MG usa inteligência artificial para enfrentar desigualdades raciais no pré‑natal

UNIFAL‑MG abre consulta à comunidade para escolha de Reitor(a)

UNIFAL-MG lança sistema que usa inteligência artificial para apoiar profissionais da saúde do SUS na tomada de decisão

Pesquisadores desenvolvem aplicativo com potencial para identificar e corrigir desequilíbrios musculares

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.