O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para a Sustentabilidade – GAIA EDUCATION (ESGE), é destinado a profissionais em geral interessados em sustentabilidade e áreas correlatas, que desejam se tornar agentes de mudança social e criativos culturais.
Os candidatos à seleção deverão satisfazer aos seguintes requisitos:
a) ter o título de bacharel/licenciado/tecnólogo em curso de graduação superior;
b) b)ter disponibilidade horária para o cumprimento de todas as atividades do curso.
As inscrições serão realizadas no período de 23/01/2025 a 21/03/2025.
No ato da inscrição, os seguintes documentos devem ser eletronicamente anexados no site:
a) Cópia do diploma de graduação (frente e verso) em instituição de nível superior reconhecida pelo MEC ou declaração de conclusão de curso de graduação legalmente válida.
Se até o fechamento das inscrições o número mínimo de alunos não for preenchido, as inscrições confirmadas poderão ser transferidas para a próxima abertura de turma.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação desse processo seletivo.
A taxa de matrícula será de R$70,00 (setenta reais).
Não haverá devolução da taxa de matrícula, caso a Turma 01/2025 não seja efetivada.
O valor total cobrado pelo curso será de R$ 6.860,00 (seis mil e oitocentos e sessenta reais).
O valor cobrado pelo curso poderá ser dividido em 14 (quatorze) pagamentos de R$490,00 (quatocentos e noventa reais), a serem pagos mensalmente, com o primeiro pagamento em abril de 2025 e o último em maio de 2026.
Serão concedidas, no mínimo, 4 bolsas de estudo de 50% do valor integral do curso ou 8 bolsas de estudo de 25% do valor integral do curso ou, ainda, uma composição de cotas de 25%, 50% ou 100% do valor integral do curso. No mínimo, duas dessas bolsas serão reservadas para servidores efetivos ou temporários da UNIFAL-MG (desde que o vínculo de trabalho esteja ativo no término da Turma 01/2025). As bolsas não preenchidas, caso hajam, serão destinadas para os demais interessados.
A concessão de bolsas está condicionada à efetivação da matrícula e ao pagamento da primeira mensalidade de, no mínimo, 25 estudantes que farão o curso investindo o valor integral das mensalidades.
Não haverá desconto na taxa de matrícula para os(as) bolsistas.
Os candidatos a bolsa de estudos devem fazer o procedimento de inscrição e matrícula, e, além disso, devem enviar, no mesmo dia em que tiver concluído a inscrição pelo sistema, o pedido de bolsa de estudos (disponível no Apêndice 3) para a coordenação do curso no e-mail esge@unifal-mg.edu.br.
A análise dos pedidos de bolsa de estudos será feita pelo Colegiado do curso. Para tanto, esse Colegiado poderá solicitar, via e-mail, documentação e informações complementares.
O resultado dos bolsistas selecionados será divulgado até o dia 24/03/2025 na plataforma de cursos lato sensu da UNIFAL-MG, na qual são publicados os editais: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/editais-de-pos-graduacao/ e por meio de e-mail enviado aos candidatos. O pagamento da primeira mensalidade dos bolsistas deverá acontecer até 10/04/2025. Não ocorrendo esse fato, a bolsa do(a) aluno(a) será cancelada.
Candidatos que solicitarem bolsa de estudos e não forem contemplados, podem ficar impossibilitados de posteriormente migrar para o pagamento no valor integral, uma vez que as vagas podem já ter sido preenchidas.
Os pagamentos será através de
CHAVE PIX: sustentabilidade@facepealfenas.org.br
Boletos Bancários
Cartão de Crédito/Débito (com acréscimo das taxas das operadoras de cartão)
O ESGE é destinado a profissionais em geral interessados em sustentabilidade e áreas correlatas, que desejam se tornar agentes de mudança social e criativos culturais, tais como:
Os objetivos do ESGE são:
O presente edital se dedica à abertura de 1 (uma) turma do ESGE, que será denominada Turma 01/2025.
A Turma 01/2025 tem no máximo 60 (sessenta) vagas e no mínimo de 25 (vinte e cinco) vagas.
Para a contagem do número mínimo de vagas, serão consideradas as inscrições com pagamento integral das mensalidades do curso.
A UNIFAL-MG se reserva no direito de não realizar o curso, ou adiar seu início, se o número mínimo de vagas não for preenchido ou por motivos de força maior, a critério da coordenação do curso.
A seleção dar-se-á por ordem de inscrição, apurada conforme registro no sistema de inscrições, de modo que os primeiros terão prioridade em relação aos últimos inscritos, de modo que seja respeitado o limite de 60 vagas e de modo que a inscrição do candidato tenha sido deferida.
O resultado da homologação das candidaturas será divulgado por e-mail enviado aos alunos selecionados e alunos que comporão uma lista de espera em 20/03/2025.
O recurso ao resultado da homologação das candidaturas deve ser encaminhado para o email da secretaria (esge@unifal-mg.edu.br) no prazo de 24h (vinte e quatro horas) corridas após a divulgação dos resultados.
A análise e resposta dos recursos será feita pelo colegiado do curso, 24h (vinte e quatro horas) corridas, levando em conta a aplicação dos dispostos neste edital, bem como o acesso do requerente a informações e documentos por este produzido e, demonstrada a necessidade e justificado o interesse, por qualquer outro candidato do certame, em todas as etapas do processo seletivo.
Terão direito à matrícula os candidatos selecionados, respeitando o limite máximo de vagas.
Para ser matriculado o candidato deverá ter diploma reconhecido pelo MEC, ou declaração oficial de conclusão de curso de graduação em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC.
A matrícula deve ser efetivada, via link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php, no período de 21/03/2025 a 04/04/2025.
Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá anexar os documentos abaixo relacionados no sistema de inscrições (https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php)
As renovações de matrícula deverão ser realizadas eletronicamente nos períodos:
O curso será ministrado no período de 31/03/2025 a 01/05/2026.
A UNIFAL-MG se reserva no direito de alterar as datas acima.
A Turma 01/2025 contempla 400 (quatrocentas) horas de aulas – em formato EAD – que correspondem ao oferecimento de disciplinas teóricas e práticas, além da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
O curso será dividido em disciplinas vinculadas aos núcleos formação específica e transversal, denominados Núcleo I e Núcleo II, respectivamente.
O Núcleo I possui 320 (trezentos e vinte) horas de aulas ministradas no formato EAD; e o Núcleo II possui 80 (oitenta) horas de aulas ministradas no formato EAD, além de carga horária dedicada à elaboração e apresentação do trabalho de final de curso (não contabilizada na integralização do curso).
A Turma 01/2025 contempla o oferecimento de 5 (cinco) disciplinas obrigatórias.
As disciplinas Design Social, Design Econômico, Design Ecológico, Visão de mundo e Design Studio são ofertadas por meio do convênio realizado com a ONG Gaia Education, sediada na Escócia, reconhecida internacionalmente por sua expertise em projetos e programas formativos ligados à sustentabilidade e à promoção do desenvolvimento regenerativo.
O discente terá acesso ao ambiente de ensino virtual oferecido pela Gaia Education (aos módulos específicos descritos em 5.4.1), tendo a sua disposição conteúdos teóricos, materiais audiovisuais, atividades avaliativas, fóruns, suporte dos professores e/ou tutores, além de suporte técnico à plataforma. O discente terá acesso ao mesmo conteúdo, material didático e suporte disponibilizado aos participantes convencionais – isto é, aqueles que não são estudantes do ESGE – do curso “Gaia Education Design para a Sustentabilidade”, oferecido em português, e cursará os módulos descritos em 5.4.1 em conjunto com participantes convencionais.
O Apêndice 1 detalha a distribuição das disciplinas nos núcleos, bem como suas cargas horárias, ementas, natureza e cronograma de oferta.
As aulas EAD serão oferecidas em ambiente virtual e registradas no Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG.
As aulas na modalidade EAD são oferecidas no formato assíncrono e síncrono, conforme detalhes descritos no Apêndice 1.
O formato ou programação das aulas EAD podem ser modificados devido à fator de força maior.
Mudanças na seleção de disciplinas, distribuição das disciplinas nos núcleos e programação dos núcleos podem ser realizadas pelo colegiado do curso, caso estritamente necessário.
O corpo docente da Turma 01/2025 é composto por profissionais, especialistas, mestres e doutores, com experiência acadêmica e/ou de atuação profissional nos temas abordados nas atividades e disciplinas do ESGE.
Os nomes dos(as) professores(as) que comporão o corpo docente serão divulgados nos meios de comunicação do ESGE.
A expedição do diploma de conclusão do curso só será realizada mediante a comprovação de quitação das mensalidades – e quaisquer outras taxas financeiras previstas neste edital – e a apresentação de documento de comprovação de situação regular do aluno na biblioteca, além de todas as exigências mencionadas neste edital.
Obterão o título de Especialista em Educação em Sustentabilidade os discentes que tiverem cumprido a integralização curricular do curso, pelo cumprimento da carga horária e realização das atividades e avaliações em EAD de todas as disciplinas; sido aprovados no TCC; e tiverem com as mensalidades e quaisquer outras valores financeiros quitados.
O sistema de avaliação do rendimento escolar será o da nota, sendo considerados aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 6,00 (seis) por disciplina e no TCC.
A avaliação em EAD será realizada na forma de testes e trabalhos organizados pelo(s) professor(s) responsável(s) pela disciplina.
Serão aprovados os alunos que tiverem 75% (setenta e cinco por cento) de presença em todas as atividades do curso.
A presença nas aulas em EAD será computada pelo cumprimento das atividades delineadas pelo(s) professor(s) responsável(s) e/ou pelo comparecimento nos encontros oferecidos.
O TCC deve constituir atividade acadêmica resultante do desenvolvimento de projeto de pesquisa descritivo e ou experimental.
O TCC deve ser realizado em grupo.
O TCC será submetido a uma banca examinadora responsável pela emissão de nota individual, variando de 0,00 (zero) a 10,00 (dez).
A nota do TCC poderá ser emitida de acordo com os critérios do Apêndice 2, a depender da decisão do Colegiado do curso;
A definição da orientação e o tema do TCC deverão ser comunicados à secretaria do curso até 30/01/2026 pelo/a docente(s) responsável pela disciplina Laboratório de Projeto;
As defesas dos TCCs ocorrerão em encontros por web conferência e em data a ser definida pelo Colegiado do curso no período de 30/03/2026 a 01/05/2026.
A turma 01/2025 será coordenada por:
Link currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6155611458128263
Link currículo: https://www.gaiaeducation.org/our-team