Notícias

Home > Notícias

Instituições de Ensino do Sul de Minas articulam rede de ciência, tecnologia e inovação

Iniciativa, alinhada ao Sistema Regional de Inovação do Governo de Minas, propõe atuação conjunta na pesquisa, tecnologia e empreendedorismo regional

Na foto, três homens participam da assinatura do Protocolo de Intenções durante o evento de formalização da Rede Sul Mineira de Ciência, Tecnologia e Inovação (RESMI), em Poços de Caldas. Ao centro, um homem de terno cinza assina o documento sobre uma mesa transparente. À esquerda, outro homem, vestido com camisa jeans azul, observa a cena. À direita, um terceiro homem, usando blazer e camisa preta, acompanha o momento. Ao fundo, um painel exibe os logotipos das instituições participantes, entre elas UNIFAL-MG, UNIFEI, CEFET-MG, UFLA, IFSULDEMINAS e Inatel.
O Protocolo de Intenções foi assinado pelos dirigentes das seis instituições sul mineiras no dia 13 de novembro, em Poços de Caldas. (Foto: Divulgação)

A UNIFAL-MG, por meio do Campus Poços de Caldas, e outras instituições de ensino superior do Sul de Minas, formalizam a criação da Rede Sul Mineira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Resmi), integrante do Sistema Regional de Inovação (SRI), do Governo de Minas Gerais. A iniciativa propõe a elaboração de projetos colaborativos nas áreas de educação, empreendedorismo, ciência e tecnologia. O evento de lançamento do SRI e da formalização da Resmi ocorreu no dia 13 de novembro, em Poços de Caldas-MG.

Além da UNIFAL-MG, integram a Resmi a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel), mantenedora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Daniela Horta é professora do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Poços de Caldas e Diretora da Agência de Inovação da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a diretora da Agência de Inovação da UNIFAL-MG, Profa. Daniela Horta, a participação na Resmi e integração no SRI, reforça o papel da Universidade como articuladora do ecossistema de inovação regional. “A integração na rede é fundamental para consolidar o posicionamento da Universidade no ecossistema de inovação regional. Com seus três campi e grupos de pesquisa que produzem ciência e tecnologia de excelência, a UNIFAL-MG dispõe das condições para oferecer um ambiente interdisciplinar e colaborativo voltado à solução de desafios locais e nacionais”, afirmou.

O sistema do Sul de Minas é o primeiro do estado e articula inicialmente os municípios de Lavras, Varginha, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. A iniciativa conta com apoio do Sebrae Minas, Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federaminas), Federação das Indústrias (Fiemg) e Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg).

De acordo com a diretora, como as cidades de Poços de Caldas e Varginha já integram o SRI, a UNIFAL-MG pode ser uma ponte importante para que Alfenas participe desse movimento no futuro. “O SRI representa a construção de conexões estratégicas para o desenvolvimento regional. A assinatura do Protocolo de Intenções de Cooperação Interinstitucional entre as principais universidades da região abre novos caminhos para ações conjuntas e fortalece a integração entre academia, governo, setor produtivo e sociedade”, completa Daniela Horta.

A foto mostra um homem sentado, Professor Sandro Cerveira, em uma sala, diante de uma mesa. Ele tem cabelos curtos grisalhos e usa óculos de armação vermelha. Veste uma camisa social vermelha de mangas compridas. Na imagem, ele gesticula com a mão direita apontando para a mesa, como se explicasse ou enfatizasse algum ponto durante uma conversa. Ao fundo, há uma porta de madeira clara com uma placa branca na parte superior.
Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a atuação em rede fortalece soluções regionais e impulsiona pesquisas de excelência. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o trabalho em rede entre instituições de referência em ensino, pesquisa e extensão no Sul de Minas fortalece a capacidade regional de buscar soluções para desafios comuns. Segundo ele, a diversidade de competências reunidas nessas instituições abrange praticamente todas as áreas do conhecimento e cria condições favoráveis para iniciativas interdisciplinares e para o desenvolvimento de pesquisas de excelência. “Esse conjunto de expertises amplia nosso potencial de atuação coletiva e favorece ações interdisciplinares e pesquisa de ponta”, destaca o reitor.

Além do reitor e da diretora da Agência de Inovação (I9), as professoras Teresa Martins, vice-diretora da I9, e Thais Gama, e os professores Cláudio Lima e Leonardo Damasceno, diretor do Campus Poços de Caldas, e Hélio Lemes Costa Júnior, do Campus Varginha, participaram do evento de formalização.

Fortalecimento da cooperação acadêmica e integração entre ecossistemas de inovação

O Protocolo de Intenções da Resmi estabelece diretrizes para cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições participantes, com foco em ações colaborativas que fortaleçam a pesquisa, a ciência e o empreendedorismo inovador na região. A rede prevê intercâmbio de estudantes e pesquisadores, pesquisas desenvolvidas em conjunto, organização de eventos científicos, troca de informações estratégicas, incentivo às Empresas Juniores e aprimoramento dos ambientes de inovação.

O documento também permite a adesão de outras instituições de ensino superior e entidades de ciência, tecnologia e inovação do Sul de Minas, desde que possuam ambiente ou agência de inovação constituídos, ou projetos relevantes de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A criação da Resmi está regulamentada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio da Resolução Sede nº 73/2025. A resolução estabelece diretrizes para os Sistemas Regionais de Inovação (SRI), definidos como “arranjos institucionais compostos por municípios geograficamente próximos e articulados para implementar ações que estimulem e promovam a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação em seus territórios”. 

Conforme o documento, esses sistemas têm como finalidade fortalecer a cultura da inovação, ampliar a competitividade industrial, qualificar o setor empresarial e gerar sinergias em atividades científicas e tecnológicas, de modo a atrair empreendedores, mobilizar recursos financeiros e impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de Minas Gerais.

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.