Notícias

Home > Notícias

Projeto de extensão da UNIFAL-MG “Arte de Salão” oferece aulas gratuitas de diferentes ritmos de danças para a comunidade

A ação foi contemplada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para realizar as atividades de 2025

  • Comunicação
Participantes do projeto de extensão “Arte de Salão” durante aula de forró (Fotos: Arquivo Pessoal)

O projeto de extensão da UNIFAL-MG “Arte de Salão” oferece aulas de dança de rua, dança de rua kidsbreaking, bolero, samba de gafieira e forró universitário para a comunidade interna e externa da Universidade, além de aulas de dança de salão para os idosos participantes da Universidade Aberta à Longevidade, Inclusão e Saúde (UNALIS). Neste ano, o programa foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciativa do Governo Federal.

Integrantes da UNALIS durante aula de dança de salão

Criada há 10 anos, a ação promove a dança em Alfenas-MG e região, com ênfase na inclusão e na transformação social. O apoio da PNAB irá beneficiar todas as atividades realizadas pelo programa ao longo de 2025. “Para o segundo semestre, está prevista uma estreia inédita: aulas de ballet infantil, que somam à proposta um novo olhar para a formação artística desde a infância”, afirma Alexssandro Ramos da Cruz, coordenador da ação e engenheiro do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST) da UNIFAL-MG.

Ele explica que, no primeiro semestre de 2025, já foram incorporadas ao cronograma novas atividades por meio da contemplação, como a dança de rua, a dança de rua kids e o breaking. “A aprovação no edital da PNAB não apenas chancela o percurso consistente do projeto, como também abre caminhos para sua expansão”, salienta. A iniciativa também é coordenada por Gabrielle Tocacelli, egressa do curso de Letras da UNIFAL-MG.

Alexssandro Ramos da Cruz e Gabrielle Tocacelli durante aula de bolero

Além da UNALIS, a ação conta com a parceria de outros projetos internos da Universidade, como a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (PROGRIDA) e o UNIFAL-MG Sem Estresse. Os dois últimos estão vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). “Todas as parcerias fortalecem a articulação entre cultura, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento acadêmico”, enfatiza Alexssandro Cruz.

Na UNIFAL-MG, as aulas são realizadas no campus Sede, nas salas 106 e 310 do Prédio L. As atividades também se estendem às escolas públicas municipais e estaduais, ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ao Lar São Vicente de Paulo e aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com atenção especial às comunidades afirmativas e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Com a aprovação, o projeto passa a contar com um aporte financeiro voltado a melhorias estruturais e à qualificação da equipe executora, com foco na ampliação e no fortalecimento de suas ações culturais e formativas. O investimento marca uma nova etapa na consolidação do ‘Arte de Salão’ como uma das referências em democratização do acesso à arte e à cultura”, evidencia o coordenador.

Segundo ele, a nova programação será divulgada em breve nos canais oficiais da UNIFAL-MG. “O sucesso alcançado também se deve, em grande medida, ao apoio institucional da Coordenadoria de Programas e Projetos e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG, cujas atuações têm sido fundamentais para o fortalecimento e a continuidade do projeto ao longo dos anos. Essa conquista reafirma o papel da universidade como promotora da cultura, da cidadania e da inclusão social por meio da arte”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.