Notícias

Home > Notícias

Projeto Narrativas Sustentáveis inspira ação ambiental e une os três campi da UNIFAL‑MG

Encontros de leitura e debate ambiental inspiram transformação sustentável e aproximam comunidades acadêmicas de Poços de Caldas, Alfenas e Varginha

Projeto de Extensão Narrativas Sustentáveis: participantes relatam impactos e planejam novos temas (Foto: Canva Pro)

O projeto de extensão “Narrativas Sustentáveis” chegou ao segundo semestre deste ano com saldo positivo. Lançado em janeiro de 2025 com a proposta de promover a conscientização ambiental por meio da leitura, o grupo, organizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus Poços de Caldas, realizou encontros mensais remotos de fevereiro a julho, reunindo estudantes e docentes de diversos cursos da UNIFAL‑MG.

Sob coordenação do professor Dalmo Arantes de Barros e da professora Teresa Cristina Monteiro Martins, o cronograma do 1º semestre contemplou Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak), A vida secreta das árvores (Peter Wohlleben) e Primavera silenciosa (Rachel Carson). Textos técnicos como Colapso (Jared Diamond) e Nossa casa está em chamas (Greta Thunberg) complementaram as discussões, sempre mediadas por bolsistas e voluntários.

Carla Cristina (Foto: arquivo pessoal)

A estudante de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Carla Cristina, voluntária no projeto, diz ter conhecido a iniciativa por meio de e‑mail e redes sociais. Ela participou de dois encontros, nos quais se encantou com as discussões em torno do livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak. “Os debates são um bálsamo, um incentivo à leitura”, afirma, acrescentando que a proposta transmite conhecimento, paz e desejo pela leitura.

Laura Fernanda Belarmino Teixeira (Foto: arquivo pessoal)

Também de Gestão Ambiental, Laura Fernanda Belarmino Teixeira destacou que soube do projeto por divulgação e indicação de amigos. Participante e voluntária, ela acompanhou três encontros e ressalta que a obra de Krenak a marcou profundamente ao tratar da urgência ambiental e da resistência indígena. “As discussões foram extremamente reflexivas”, diz. Ela acredita que o projeto inspira a levar os temas para o convívio familiar e acadêmico e sugere a inclusão de formatos diversificados nos próximos encontros: “Textos curtos, resenhas e podcasts tornariam a experiência mais dinâmica”.

Mauro Raphael Gomes Camargo (Foto: arquivo pessoal)

O bolsista Mauro Raphael Gomes Camargo relata que o projeto mudou sua rotina. Ao ler Primavera silenciosa, ele percebeu como o uso indiscriminado de pesticidas impacta os ecossistemas e, em casa, passou a adubar sua horta apenas com compostos orgânicos. Para Mauro, a riqueza do grupo está na diversidade de perspectivas: “É bem proveitoso participar dos debates e ouvir a contribuição de integrantes de várias áreas”. O feedback espontâneo também o motiva: um participante comentou, em formulário anônimo, que apreciou ver diferentes interpretações de cada trecho – algo que, segundo Mauro, mostra a cultura de diálogo do grupo.

Participação e produção de conhecimento

Segundo os coordenadores do projeto, entre fevereiro e julho, o projeto contou com 30 a 40 participantes ativos. Além de estudantes de Gestão Ambiental (EAD), houve adesão de alunos e alunas de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Letras, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Química, Geografia, Administração Pública, Medicina, Física, Pedagogia e outros cursos. Os encontros atraíram participantes dos campi Poços de Caldas, Alfenas, Varginha e EAD, com predominância de participação feminina, mas envolvendo pessoas de diferentes gêneros.

Prof. Dalmo Arantes de Barros (Foto: arquivo pessoal)

Embora ainda não tenha artigos finalizados, a equipe está desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica e publica semanalmente textos nas redes sociais do projeto, sobretudo no Instagram, para engajar a comunidade externa. “Buscamos envolver cada vez mais pessoas fora do ambiente acadêmico”, afirma o professor Dalmo. Esse esforço de divulgação retoma o objetivo do lançamento do projeto, que visava engajar a sociedade acadêmica na construção de um futuro sustentável.

Profa. Teresa Cristina Monteiro Martins (Foto: arquivo pessoal)

A adesão no primeiro semestre motivou a coordenação a manter a mesma estrutura de encontros remotos entre agosto e dezembro de 2025, mas com novidades. “A segunda etapa irá abordar temas como Justiça Climática, Saberes Tradicionais e Sustentabilidade e Tecnologias Socioambientais. Além das leituras, os participantes terão contato com obras audiovisuais e literatura de cordel ambiental. O encerramento está previsto para dezembro, com uma mesa‑redonda presencial que deverá reunir convidados externos e apresentar os principais resultados do projeto”, informaram os coordenadores.

Além desse encontro presencial, o grupo pretende apresentar o “Narrativas Sustentáveis” no XI Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que ocorrerá entre 10 e 14 de novembro de 2025 na UNIFAL‑MG. A participação no evento, que terá como temática “Cultura Oceânica: diálogos interdisciplinares para o cuidado planetário”, reforça o caráter interdisciplinar do projeto.

Confira o Instagram do projeto: @narrativassustentaveis.

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.