Notícias

Home > Notícias

UNIFAL-MG celebra 111 anos de história e tradição institucional neste 3 de abril

Datas simbólicas traduzem a essência institucional da Universidade Federal de Alfenas em 2025: 111 anos de história institucional, 65 anos de ensino público e 20 anos como universidade federal

Neste dia 3 de abril, a comunidade universitária da UNIFAL-MG comemora os 111 anos de fundação da Instituição. É uma data histórica, que junto a duas outras datas simbólicas marcam e traduzem a essência institucional da Universidade Federal de Alfenas: são 111 anos de tradição na formação de profissionais e produção de conhecimento, 65 anos de ensino público gratuito e 20 anos de transformação como universidade federal.

A história da UNIFAL-MG começou em 1914, com a fundação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, a EFOA. Já em 1960, a Instituição foi federalizada, passando a ser mantida pela União. Mas foi em 2005, com a transformação em universidade federal multicampi, que a UNIFAL-MG iniciou uma nova fase de expansão acadêmica e científica, assumindo o papel de protagonista no cenário da educação superior pública no Brasil.

Para o reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, muito mais que números, essas marcas representam o compromisso da UNIFAL-MG com a educação de qualidade, com a inclusão social e com o desenvolvimento regional e nacional. “Estamos comemorando 111 anos de história como instituição, 65 anos de ensino público, e também completamos 20 anos como uma universidade federal gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada, por isso queremos agradecer muito a todas e todos que construíram essa longa caminhada até chegarmos aqui”, comenta.

O reitor salienta que a existência e a atuação institucional há mais de cem anos na  formação de profissionais e produção de conhecimento reforçam a solidez e a relevância da Universidade, uma vez que honra sua tradição, mas olha para o futuro com ousadia e compromisso social. “Sentimos alegria de contribuir e continuar caminhando juntos para uma sociedade mais justa, mais livre, mais solidária, com ensino de muita qualidade, pesquisa soberana e também com a extensão, que garante a inclusão e a inovação”, enfatiza.

Uma trajetória de expansão e impacto social

Com a transformação em universidade federal, a UNIFAL-MG ampliou de forma expressiva sua atuação: tornou-se uma instituição multicampi com presença não somente em Alfenas, mas expandindo também para Poços de Caldas e Varginha. Hoje, são 35 cursos de graduação presenciais, além de programas de pós-graduação stricto e lato sensu, projetos de extensão e linhas de pesquisa que impactam diretamente a sociedade.

A interiorização do ensino superior e a diversificação das áreas do conhecimento foram pilares dessa transformação. Ao longo dessas duas décadas como universidade federal, a UNIFAL-MG formou milhares de profissionais, fomentou a produção científica e tecnológica, estimulou parcerias com municípios e organizações e contribuiu para a inclusão de estudantes oriundos das mais diversas regiões do país — com destaque para os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Hoje, a Universidade conta com mais de 7.000 estudantes matriculados, sendo quase 50% de fora de Minas Gerais. Também mantém programas de bolsas, assistência estudantil, políticas de cotas e ações afirmativas que favorecem o ingresso e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para celebrar seus 111 anos de história, a Universidade promove neste dia 3 de abril, o momento cívico com hasteamento das bandeiras, reunião solene do Conselho Universitário (Consuni), lançamento oficial do livro “UNIFAL-MG: 110 anos de Educação de Qualidade” e roda de conversa “Gerações” do Projeto Memória, com egressos e discentes dos cursos Farmácia e Odontologia, os primeiros cursos de graduação da Instituição. Parte do evento pode ser acompanhado pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.

(Fotos: Arquivo/Dicom)

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.