Notícias

Home > Notícias

UNIFAL-MG é aprovada em mais uma edição do Projeto Rondon, que ocorre de 7 a 25 de julho

A Operação Carimbó será realizada no estado do Pará

  • Comunicação
Equipe da UNIFAL-MG durante a Operação do Projeto Rondon, realizada em 2023, em Porto Velho-RO. (Fotos: arquivo pessoal/Tomaz Araújo)

A UNIFAL-MG teve proposta de trabalho aprovada para a Operação Carimbó do Projeto Rondon, ao lado de outras 34 universidades. A edição é considerada especial por marcar a 100ª operação desde o retorno do Projeto, em 2005. A ação vai ser realizada entre os dias 07 e 26/07, no estado do Pará, com centro de coordenação geral em Marabá-PA.

A atividade é organizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais (DPS). Na UNIFAL-MG, a ação é coordenada pelo professor Tomaz Henrique Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade.

A ação objetiva levar os estudantes a comunidades com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país e oferecer uma experiência de vida e cidadania, na qual colocam em prática conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos. Além disso, os participantes trazem para a Universidade os aprendizados construídos no convívio com as comunidades.

Estudantes da graduação e da pós-graduação, de todos os cursos, a partir do 4º período, dos campi Alfenas/MG, Poços de Caldas/MG e Varginha/MG da UNIFAL-MG podem se inscrever no processo seletivo para composição da equipe. Segundo o professor Tomaz Araújo, o Projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar a participação dos três campi da Universidade.

Oito acadêmicos vão ser selecionados entre os cursos para atuar em oficinas teóricas e práticas aprovadas pelo DPS. As atividades acontecem em comunidades rurais e na sede do município que ainda será designado. As inscrições ocorrem entre os dias 4 e 22/02, por meio da manifestação de interesse do estudante pelo e-mail: rondonunifalmg@gmail.com. Os inscritos vão ser chamados para entrevistas e seleção.

Nesta edição, a UNIFAL-MG participa com uma proposta que prioriza as áreas de comunicação, informática, meio ambiente e a capacitação de servidores municipais da região amazônica.

“Ao longo dos mais de 20 anos que a UNIFAL-MG vem atuando no Projeto Rondon, com vários de seus professores, técnicos e estudantes, atendendo e beneficiando diretamente mais de 200.000 pessoas em mais de 25 municípios de 20 estados diferentes. Somos uma das universidades brasileiras que mais participaram das 99 operações nacionais já executadas e estaremos na Operação Carimbó, que está sendo festejada como a 100ª operação”, finaliza Tomaz Araújo.

Confira algumas fotos de edições anteriores do Projeto Rondon com participação da UNIFAL-MG:

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.