Notícias

Home > Notícias

Visita técnica na University of Florida reforça cooperação internacional com a UNIFAL-MG em saúde digital e inteligência artificial

Atualizado em 12/02/2026 15:30

Equipe SisAPEC em encontro com Kimberly Castillo e Lisa Domenico, co-líderes do corpo docente de Engajamento Global do College of Nursing da University of Florida, com foco na ampliação de colaborações internacionais (Foto: arquivo pessoal)
Integrantes do SisAPEC durante visita ao supercomputador HiPerGator, da University of Florida, referência em computação de alto desempenho aplicada à pesquisa científica (Foto: arquivo pessoal)

Entre os dias 20 e 27 de janeiro de 2026, uma delegação da UNIFAL-MG realizou uma visita técnica e científica à University of Florida (UF), nos Estados Unidos, com foco no fortalecimento de parcerias internacionais nas áreas de informática em enfermagem, inteligência artificial e inovação em saúde. A missão integrou ações de internacionalização vinculadas ao desenvolvimento do SisAPEC – Sistema de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado, tecnologia brasileira baseada em inteligência artificial voltada ao registro eletrônico e ao suporte à decisão clínica em enfermagem.

Coordenadora do SisAPEC, a Profa. Isabelle Cristinne Pinto Costa destaca que a agenda foi decisiva para consolidar conexões acadêmicas e abrir novas frentes de cooperação. “A realização desta visita técnica à University of Florida representa um marco importante no processo de internacionalização das pesquisas desenvolvidas na Escola de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG”, afirmou. Para ela, o alcance da missão vai além do contato com estruturas e tecnologias: “Mais do que conhecer novas estruturas e tecnologias, tivemos a oportunidade de estabelecer conexões científicas estratégicas”.

Docentes, discentes da pós-graduação e pesquisadores da UNIFAL-MG no College of Nursing da University of Florida, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e científico entre as instituições (Foto: arquivo pessoal)

Durante a visita, a equipe apresentou avanços do sistema e discutiu possibilidades de colaboração internacional. “Tivemos a oportunidade de […] apresentar os avanços do SisAPEC e abrir caminhos concretos para futuras cooperações acadêmicas, intercâmbio de pesquisadores e desenvolvimento de projetos multicêntricos internacionais”, ressaltou Isabelle. Na avaliação da docente, a experiência também reforça a dimensão formativa do processo: “Essa experiência fortalece o compromisso do PPGENF com a formação de pesquisadores em ambientes globalizados” e, ao mesmo tempo, “amplia oportunidades de internacionalização para docentes e discentes”.

A delegação brasileira reuniu docentes e pesquisadores da Escola de Enfermagem e da Ciência da Computação da UNIFAL-MG: Profa. Isabelle Cristinne Pinto Costa (coordenadora do SisAPEC), Profa. Lucélia Terra Chini, Prof. Fábio de Souza Terra, Prof. Luiz Eduardo da Silva, Tiago Silveira, além das mestrandas Francini Castilha do Nascimento e Yasmim Ribeiro Fracaroli. Na UF, o grupo foi recebido por pesquisadores e gestores, com destaque para a Profa.Tamara Macieira, além de docentes e lideranças do College of Nursing e especialistas em informática em saúde.

A programação técnica incluiu reuniões científicas, apresentações de pesquisas e visitas a diferentes espaços acadêmicos e assistenciais, como ambientes do College of Nursing (salas de pesquisa e laboratórios de simulação clínica), UF Health Shands Hospital, Archer Family Health Care Clinic, além de estruturas de pesquisa e inovação como o Instituto de Inteligência Artificial e Informática e o centro de computação de alto desempenho HiPerGator.

Equipe SisAPEC, composta por membros da Escola de Enfermagem e da Ciência da Computação da UNIFAL-MG, durante visita ao Malachowsky Hall, edifício dedicado à Ciência de Dados e Tecnologia da Informação, nomeado em homenagem a um ex-estudante da universidade e cofundador da NVIDIA, empresa líder mundial em Inteligência Artificial (Foto: arquivo pessoal)

Para a mestranda Francini Castilha do Nascimento, acompanhar o SisAPEC “crescendo” junto com sua própria trajetória acadêmica deu um sentido ainda mais forte à experiência internacional: “Faço parte do desenvolvimento do SisAPEC desde a graduação em Enfermagem, e acompanhar a consolidação desse sistema até o mestrado tem sido uma realização pessoal e acadêmica muito significativa. (…) A visita técnica possibilitou uma troca científica qualificada, fortaleceu parcerias internacionais e reafirmou o potencial do SisAPEC como uma ferramenta capaz de gerar impacto real na pesquisa, na formação e na prática em saúde.”

Já a mestranda Yasmim Ribeiro Fracaroli descreveu a missão como um momento simbólico, vivido às vésperas do início do mestrado: “Representar o SisAPEC na University of Florida foi a realização de um sonho que venho construindo desde a graduação. (…) Visitamos hospitais e unidades de atenção primária que são referência, marcados por inovação, tecnologia e excelência no cuidado em saúde. (…) Aprender com os desafios, erros e conhecimentos compartilhados por mais de 22 pesquisadores, gestores, líderes, professores e colaboradores da UF foi uma oportunidade única.”

A missão foi viabilizada por projetos financiados pela FAPEMIG e pelo CNPq, aprovados em editais competitivos sob coordenação da Profa. Isabelle. Segundo a docente, a experiência reforça a capacidade de liderança da enfermagem brasileira em agendas tecnológicas: “A visita reafirma o potencial da enfermagem brasileira na liderança de iniciativas inovadoras em inteligência artificial e saúde digital, com apoio das agências de fomento nacionais que possibilitam a realização de ações científicas de alcance internacional”.

A visita também foi divulgada no site da University of Florida, confira: clique aqui!

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.