Notícias

Home > Notícias

FACEPE apoia pesquisa inovadora para tratamento de micose desenvolvida na UNIFAL-MG

Por se tratar de uma micose que pode acometer o organismo todo, ou seja, de forma sistêmica, o tratamento é longo e complexo

05/10/2024 às 09h55

Por: Redação 4Fonte: Facepe

Compartilhe:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Paracoco, nunca ouvi falar!” essa é uma frase muito comum entre os pacientes que são acometidos por esta doença que é endêmica no Brasil. A Paracoccidioidomicose é uma micose que acomete principalmente os pulmões e frequente em trabalhadores rurais em especial do sexo masculino.

Por se tratar de uma micose que pode acometer o organismo todo, ou seja, de forma sistêmica, o tratamento é longo e complexo. Por estes motivos, o grupo de pesquisa coordenado pela Professora Dra Eva Burger da Universidade Federal de Alfenas busca compreender como os mecanismos da nossa imunidade pode ajudar a combater a doença e também novas alternativas complementares para o tratamento desta micose.

A Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) apoia a pesquisa pioneira desenvolvida na Unifal, a qual é intitulada “Tratamento polivalente da paracoccidioidomicose experimental: efeito conjunto de drogas antifúngicas, laserterapia, anti-inflamatórios clássicos e naturais sobre a resposta neutrofílica e granulomatosa” sob coordenação da profa. Dra. Eva Burger.

No projeto de pesquisa alcança-se respostas muito importantes em relação ao tratamento desta micose. Os pesquisadores descobriram que medicamentos que já são usados para o tratamento de outras doenças podem ajudar a diminuir o tempo de uso desses antifúngicos e alcançar a cura da doença.

O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Alfenas em parceria com professores-pesquisadores da instituição e fazem parte alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Nosso grupo de pesquisa têm trabalhado arduamente para alcançar o sonho de conseguir o melhor tratamento para esta micose – Profa. Eva Burger”.

Pesquisas assim engrandecem a sociedade e contribuem para curas. Assim sendo, a Facepe apoia iniciativas e projetos como este, que nos trazem esperança de descobertas surpreendentes para tratamentos importantes que podem curar e melhorar a vida das pessoas!

VEJA TAMBÉM

Termo de Cooperação entre a FACEPE e o IF Sul de Minas

Pesquisas eleitorais são confiáveis?

Equipe brasileira conquista medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Geografia na Irlanda

Em defesa das pesquisas eleitorais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.