Notícias

Home > Notícias

Parceria entre UNIFAL-MG e Governo de Minas Gerais cria Observatório para mapear e fortalecer o audiovisual mineiro

A iniciativa prevê pesquisa, análise da cadeia produtiva, proposição de políticas públicas e realização de cursos e eventos de formação.

A formalização do Protocolo de Intenções ocorreu no Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. (Foto: EMC/Divulgação)

A UNIFAL-MG e o Governo de Minas Gerais, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), formalizaram a criação do Observatório do Audiovisual Mineiro. O protocolo de intenções foi assinado na terça-feira (19/8), em Belo Horizonte, durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

Na cerimônia, a Universidade foi representada pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira. Participaram da formalização o presidente da EMC, Gustavo Mendicino; a secretária-adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega; a secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Josiane Souza; a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira; e a presidente do Instituto Gesto, Aryanne Ribeiro.

A  proposta é fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual em Minas Gerais, integrando os setores de cultura, comunicação pública, ensino, pesquisa e extensão. O documento prevê a criação e implementação do Observatório do Audiovisual Mineiro como espaço público voltado ao mapeamento, análise e proposição de políticas para o setor audiovisual. Também contempla o intercâmbio de fontes, materiais, acervos e dados entre as instituições, a realização conjunta de cursos de formação, eventos e projetos de extensão e pesquisa.

Conforme dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, Minas Gerais ocupa a terceira posição no país em número de produções registradas e agentes econômicos envolvidos.  “A pesquisa vai permitir entender a força do setor em Minas. Por meio do Observatório, vamos mapear toda a cadeia produtiva mineira”, disse Mendicino, que completa: “queremos identificar aquilo que é positivo para dar prosseguimento às ações de fomento e, também, entender as lacunas para que sejam criadas ações e reforçadas as políticas públicas”. A EMC responde por algumas das políticas audiovisuais de Minas Gerais e gerencia a Rede Minas e o streaming Minasplay, vitrines das produções mineiras.

A próxima etapa é a formalização da parceria da UNIFAL-MG com o Instituto Gesto, responsável pela organização da Mostra Fama, evento direcionado ao audiovisual realizado na cidade de Fama/MG. “O projeto vai mapear, pesquisar e analisar a cadeia produtiva do audiovisual. Será um espaço estratégico de produção de conhecimento, articulação e promoção do audiovisual, reforçando a diversidade e a riqueza cultural de Minas Gerais”, destaca Aryanne Ribeiro, presidente do instituto.

De acordo com o vice-reitor, a universidade pública tem a legitimidade institucional e a missão de produzir aquilo que faz de melhor: o conhecimento científico embasado, capaz de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento social. “Unir essa expertise acadêmica à atuação da Empresa Mineira de Comunicação, uma empresa pública, fortalece a construção de políticas e ações que beneficiem todo o setor audiovisual mineiro”, finalizou Alessandro Costa Pereira.

Com informações de Tatiana Coutinho/EMC

VEJA TAMBÉM

UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.