Notícias

Home > Notícias

UNIFAL-MG lança modelo oficial em LaTeX para padronização de trabalhos acadêmicos e oferecerá disciplina condensada sobre a ferramenta em fevereiro

Poderão participar estudantes de pós-graduação e graduação, servidores e demais integrantes da comunidade universitária

Imagem ilustrativa. (Fotomontagem/Canva Education)

Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG (SIBI/UNIFAL-MG) acaba de disponibilizar oficialmente um modelo (template) em LaTeX para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações e teses. Além de oferecer uma ferramenta moderna e padronizada para a produção acadêmica, a iniciativa será acompanhada por uma disciplina na pós-graduação, com início previsto para o dia 9 de fevereiro, voltada à apresentação do LaTeX e ao uso do novo modelo institucional.

Natália Maria Leal Santos -bibliotecária e documentalista, diretora do Sistema de Bibliotecas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a bibliotecária e documentalista Natália Maria Leal Santos, diretora do SIBI/UNIFAL-MG, o LaTeX é um sistema de composição tipográfica voltado especialmente para textos técnico-científicos, onde diferentemente de processadores de texto tradicionais, como o Word, o usuário escreve o conteúdo por meio de comandos e, posteriormente, compila o documento para gerar o resultado final.

“Essa lógica permite alto controle sobre a formatação, além de facilitar o trabalho com fórmulas matemáticas, referências bibliográficas e documentos extensos. Por isso, o LaTeX é amplamente utilizado em universidades e periódicos científicos no Brasil e no exterior, inclusive com plataformas de edição online, como o Overleaf”, explica.

O novo template tem como núcleo a classe unifal.cls, desenvolvida pelos professores Eric Batista Ferreira (Instituto de Ciências Exatas/UNIFAL-MG) e Joaquim Quinteiro Uchôa (UFLA). “A classe foi construída para atender de forma adequada e precisa às diretrizes estabelecidas na 2ª edição do Manual de Normalização da UNIFAL-MG, incorporando regras de formatação, organização estrutural e elementos pré e pós-textuais exigidos pela instituição”, afirma a diretora do Sistema de Bibliotecas.

Eric Batista Ferreira – professor do Instituto de Ciências Exatas – desenvolveu o modelo junto ao colega Joaquim Quinteiro Uchôa, da UFLA. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do modelo em LaTeX, o SIBI/UNIFAL-MG também disponibiliza um template em Microsoft Word, o que permite ampliar as possibilidades de escolha para estudantes e pesquisadores. Ambos os modelos foram planejados para facilitar a escrita acadêmica, reduzir dúvidas recorrentes relacionadas à normalização e garantir maior uniformidade nos trabalhos apresentados às bancas, aos programas de pós-graduação e às bibliotecas.

Para o professor Eric Batista Ferreira, a criação da classe unifal.cls representa o resultado de um trabalho coletivo e de longo prazo. “Foram três anos desenvolvendo essa classe. Todo software está sempre em aprimoramento, mas o grosso está pronto. Eventuais ajustes podem ser feitos ao longo do tempo”, explica. Segundo ele, o projeto não tem finalidade financeira. “É um trabalho feito por prazer, para ajudar a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. O retorno é poder contribuir com a Instituição e com os estudantes.”

O professor também destaca o impacto prático da iniciativa no cotidiano acadêmico. “A classe em LaTeX poupa o trabalho do aluno, que não precisa ficar ajustando formatação o tempo todo, dos bibliotecários, que deixam de conferir inúmeros detalhes repetitivos, e também dos orientadores. É uma ferramenta útil, que racionaliza processos e melhora a experiência de todos os envolvidos”, completa.

A ferramenta de processamento e edição de texto está disponível para acesso e download no site do Sistema de Bibliotecas neste link. Os desenvolvedores da classe também disponibilizaram um o tutorial para uso do template em LaTeX. Confira aqui!

Captura de tela do modelo em LaTeX da UNIFAL-MG

Disciplina sobre LaTeX na pós-graduação

Como desdobramento do lançamento do modelo oficial, a UNIFAL-MG oferecerá uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) dedicada ao uso do LaTeX e à classe unifal.cls. A disciplina terá início na segunda semana de fevereiro, no dia 9, e será condensada antes do Carnaval.

Estudantes de pós-graduação poderão realizar a inscrição diretamente pelo Sistema Acadêmico. Já estudantes de graduação, servidores e demais integrantes da comunidade interessados em participar da disciplina deverão acessar a página do PPGEAB, para consultar a relação de documentos necessários à matrícula. A documentação deverá ser encaminhada à secretaria do programa pelo e-mail ppgeab@unifal-mg.edu.br.

VEJA TAMBÉM

Pesquisa da UNIFAL-MG revela desigualdades no pré-natal e maior risco de morte materna entre mulheres negras

Pesquisa de iniciação científica analisa como as atividades das ‘Tertúlias Dialógicas’ fortalecem redes de apoio entre mulheres em situação de risco social de Varginha

Em visita à UNIFAL-MG, ministro de Minas e Energia conhece a infraestrutura do novo laboratório que vai monitorar qualidade da água do Lago de Furnas

Pesquisa traz novos achados sobre a relação entre a perda de apetite e um ‘biomarcador’ do envelhecimento

Estudo da UNIFAL‑MG sobre mudança no uso da terra recebe prêmio nacional

UNIFAL-MG realiza análise das águas da bacia hidrográfica do Córrego Ariranha, em Poços de Caldas/MG

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.